Historia - Guarda Popular - Internacional

Historia de la barra brava Guarda Popular y hinchada del club de fútbol Internacional de Brasil

Guarda Popular do Inter é uma barra brava do Sport Club Internacional, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Atualmente, é o maior movimento de torcedores do Internacional. É comumente chamada de Popular, e em alguns casos, de Guarda.


Historia:

Mesmo que o grande boom da torcida tenha acontecido em 2006, as atividades relacionadas à Popular se iniciaram alguns anos antes, com o surgimento de movimentos de torcida diferenciados no Inter entre os anos de 2002 e 2004 (como os Diabos Vermelhos, Malditos da Coréia e ex-integrantes das torcidas organizadas do Internacional). Outro fator primordial no desenvolvimento da barra foi o fechamento do setor popular do Beira-Rio (conhecido como Coréia, localizado abaixo da arquibancada inferior e próximo ao campo) em 2004 - ocasião que resultou em uma migração de ex-"coreanos" para o setor Popular Placar - que, como o nome diz, se localiza abaixo do placar eletrônico do estádio, à direita das cabines de rádio e TV.

Durante alguns meses de 2005 a torcida esteve separada por conflitos ideológicos entre Popular do Inter e Guarda Colorada (que migrou para a Popular Gigantinho). Todavia, no fim do mesmo ano, aconteceu novamente a união e a partir daí a torcida passou a se chamar oficialmente "Guarda Popular Colorada", ainda que a grande maioria dos colorados se refira à ela como Popular.

Além de todo o aparato comum nas torcidas (bandeiras, instrumentos de percussão, faixas, etc), foi a primeira torcida do Brasil a usar bumbos de murga rioplatense. A popular se notabilizou pela grande quantidade de tirantes (barras/faixas verticais) com as cores do pavilhão Riograndense. E também é a torcida que mais tem tirantes no Brasil, tendo 32 tirantes, mas apenas usando 12, 13 ( ou em grandes jogos usam 14, 15 ) . E no ano de 2010, lançou um filme da torcida para torcida. Ganhou notoriedade também pelo uso de muitos sinalizadores vermelhos, marca registrada da torcida.


Viagens:

Em 2005 realizou suas primeiras caravanas nacionais, acompanhando o Inter até Curitiba, e internacionais, até Rosário, na Argentina. Desde então, já esteve presente em cidades como Montevidéo, La Plata, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Buenos Aires, Assunção, São Paulo, Recife. E no ano em que o clube conquistou o Mundial de Clubes da FIFA, muitos integrantes da torcida acompanharam o Inter até Yokohama, no Japão. Além de, obviamente, se fazer presente nas cidades do interior gaúcho.


Alianças:

A única aliança oficial da Popular é com a Urubuzada, torcida do Flamengo. Ainda que muitos integrantes possuam simpatias clubísticas com Independiente, Cerro Porteño e Peñarol, a Guarda Popular não possui aliança com as torcidas desses clubes, apenas contatos pessoais entre torcedores das equipes, reconhecimento de ambas as partes.

Ao contrário do que se imagina, a Popular não herdou as amizades das torcidas organizadas do Internacional com São Paulo e Sport Recife, sendo estas amizades pertencentes à outras torcidas coloradas, como a Camisa 12, Nação Independente e Super Fico.