Estadio Mangueirão
Estadio de fútbol Mangueirão.
Estadio Mangueirão:
O Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença (conhecido por Estádio Olímpico do Pará depois da reforma ou popularmente Mangueirão ou Olímpico Monumental) é um estádio da cidade de Belém, capital do estado brasileiro do Pará.
O estádio surgiu do desejo do então governador do Estado, Alacid Nunes, em criar uma praça de esportes com capacidade para 120 mil pessoas. Em 1969, o projeto assinado pelo arquiteto Alcyr Meira começou a dar vida à ideia do governador. Sua construção iniciou em 1971 e em 1975 já era registrado pelos jornais jogos que aconteceram no estádio . O estádio foi concluído em 1978, sendo batizado com o nome de Alcid Nunes, com capacidade para 70 mil pessoas.
A estreia extra-oficial do estádio ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1978, na vitória do Clube do Remo sobre a equipe do Operário-MS, válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol de 1977. Entretanto, a data escolhida para a inauguração do Mangueirão foi o dia 4 de março de 1978, quando a seleção paraense - formada por jogadores de Remo, Tuna e Paysandu - goleou a seleção uruguaia por 4 a 0 em um amistoso. O primeiro gol da história do estádio foi marcado por Mesquita, jogador do Clube do Remo.
Nesse ano, o Mangueirão foi palco da grande final do Campeonato Paraense de Futebol. O Clube do Remo cravou seu nome como o primeiro campeão na história do estádio ao derrotar o rival Paysandu Sport Club por 2 a 1. O maior público registrado na história do estádio foi 65 mil torcedores na final do Campeonato Paraense de Futebol de 1999.
O apelido “Mangueirão” é de autoria do cronista esportivo Moacir Calandrini.